domingo, 21 de abril de 2013

Apostila - roteiro de elaboração de textos - Silmara


PROVA SARESP - 2005 - ON LINE

http://www.marciofelix2011.xpg.com.br/saresp2005/8ano/portugues/saresp20058anoportugues.htm   - SARESP

Dicas para escrever bem!


Trinta dicas "infalíveis" para escrever bem

1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.
2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!
9. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda".
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente; ou não...
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu, bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

teste transitividade verbal

http://www.testmoz.com/146447   - Teste de Português - 8°ano

Complete utilizando a seguinte classificação:

- INTRANSITIVO
- TRANSITIVO DIRETO
- TRANSITIVO INDIRETO
- TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO
- VERBO DE LIGAÇÃO

OBS.: O exercício não aceita respostas abreviadas!

código de acesso: 987654

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exercícios de fixação - transitividade verbal


Exercício fixação transitividade verbal

Classifique os verbos abaixo sublinhados em:
(VTD) Verbo Transitivo Direto (A)
(VT Ind) Verbo Transitivo Indireto (B)
(V Int) Verbo Intransitivo (C)
 
01. Amo tanto e de tanto amar acho que ela é bonita.   (   )
02. Dorme, anjo, que o boi pega neném.
03. Só eu velo por você meu bem . (   )
04. Boi da cara-preta, pega essa criança que tem medo de careta. (   )
05. A mão que toca um violão, se for preciso, faz a guerra … (   )
06. O mesmo pé que dança um samba, se preciso, vai à luta … (   )
07. Ela mora atrás da igreja. (   )
08. Não entregaremos as pizzas sem pagamento prévio. (   )
09. Não vendemos fiado. (   )
10. Eles cumpriram suas promessas. (   )
11. As estagiárias assistiram as enfermas.  (   )
12. Elas assistiram ao show sertanejo.( )
13. Este aparelho trabalha glúteos. (   )
14. João trabalha em Guaratinguetá. (   )
15. Nem relógio trabalha dado. (   )
16. Ela vive por sua filha. (   )
17. Ela vive bem nessa cidade. (   )
18. Ela vive uma vida feliz. (   )
19. Ela pagou o livro. (   )
20. Ela pagou ao livreiro. (   )
21. Ela comprou a casa nova que tanto queria.( )
22. Ela comprou de sua prima. (   )
23. Andrea passou por lindas cidades em suas viagens. (    )
24. Márcia passou toda a roupa antes de viajar. (    )
25. Maria não quer abrir o portão. (   )
26. Abra para sua mãe, Maria. (   )
27. Ângela ralhou com o filho. (   )
28. Compreendeu tudo? Não entendeu nada?    (    )
29. Alguém viu meus óculos? (   )
30. Não pense nisso, Maria. (    )
31. Ninguém me ouviu. (   )
32. Ela não o despediu. Ele pediu demissão. (  )
33. Eu cortei o dedo. (   )
34. Mas está faca não corta. (   )
35. Não danço. (    )
36. Não dançarei esta valsa. (   )
37. Todos obedecem aos regulamentos.(   )
38. Em casa de defunto fresco, não se fala em flores. (   )
39. Para não falar com Maria, Pedro virou o rosto. (   )
40. Acabou a festa e a garota apareceu na janela. ( )
41. Choveu chuvas ácidas. Sonhei sonhos lindos. (   )
42. Você só começa a pagar em abril. (   )
43. Começou a festa na escola. (   )
44. Mãe, ele não quer almoçar. (   )
45. Ela necessita de um pouco mais de disciplina. (   )
46. Já faz algum tempo que não ouço a sua voz. (   )
47. Eu quero acordar em seus braços. (   )
48. Lex Center, ensinando melhor e aprovando mais.  (   )
49. Deixe o seu telefone para mim. (   )
50. Cada parte poderá arrolar até 3 testemunhas. (   )
51. João deverá comparecer para depor. (   )
52. Não nos interessa. (   )
53. O presidente me escreveu. (   )
54. Maria me ofendeu. (   )

Predicação Verbal - mais atividades


SINTAXE 5 – Predicação verbal. Verbos intransitivos, transitivos e de ligação. A mudança de transitividade de acordo com o significado do verbo na oração.i


NOÇÕES DE SINTAXE – ROTEIRO Nº 5
1 – TEMA: Predicação verbal. Verbos intransitivos, transitivos e de ligação. A mudança de transitividade de acordo com o significado do verbo na oração.
2 – PRÉ-REQUISITO:
. Ler com compreensão.
. Ter concluído com êxito, o estudo dos Roteiro 1, 2, 3 e 4 desta Série.
. Ter conhecimento básico das classes de palavras, estudadas na Série Noções de Morfologia (www.portuguesirado.com)
3 – META: Ao concluir o estudo deste Roteiro, o aluno deverá ser capaz de:
. identificar verbos intransitivos, transitivos e de ligação
. determinar a predicação verbal de acordo com o significado do verbo na oração.
4 – ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é pré-requisito para se aprender qualquer coisa atra­vés da leitura. Por isso, leia os textos com bastante atenção. Sem pressa. Não pule frases ou trechos, por achar que não são importantes. Quando não souber o significado de alguma palavra, consulte o dicionário. Portanto, faça o seguinte:
a) Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desco­nhece o significado;
b) Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios;
c) Leia primeiro o texto; faça em seguida os exercícios; compare suas respostas com o gabarito e veja o que errou; retorne ao texto para verificar o porquê do erro.
5 – PÓS-AVALIAÇÃO: Após ter feito o estudo dos textos e os exercícios, responda às questões propostas na Auto-avaliação. Creio que você agora, acertará todas. Caso isso não aconteça, consulte as orientações dadas nas Atividades Suplementares.
6 – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não conseguiu alcançar 80 pontos na Pós-avaliação, volte à leitura dos textos, agora com mais atenção. Sem pressa. A leitura com compreensão é a base da aprendi­zagem.
_________________________________________________________
ANEXO A – A PREDICAÇÃO VERBAL ou TRASITIVIDADE VERBAL
Como dissemos no Roteiro 1 desta Série, o estudo da Sintaxe é importante para que façamos a interpretação correta de um texto. Vimos também que o verbo é a palavra que possui importância primordial na estrutura de uma oração, pois é em torno dele que as outras palavras ganham vida.
Predicação verbal é, portanto, o estudo dos verbos relacionado às palavras que completam os seus significados.
A predicação verbal verifica se um verbo necessita de outra palavra ou não, para ter o seu sentido completo.
A análise da transitividade do verbo é feita dentro da oração. Isoladamente, um verbo não é transitivo nem intransitivo porque dependendo do seu significado pode estar empregado ora transitivamente, ora intransitivamente.
____________________________________________________________
ANEXO B – VERBOS INTRANSITIVOS
Observe a oração:  “Jesus chorou.” (João 11:35)
Na oração acima, o verbo chorar não tem necessidade de outra palavra para completar o seu sentido. Ele já possui toda a carga significativa para entendermos sua mensagem. Aos verbos que apresentam esta característica damos o nome de INTRANSITIVOS.
Portanto:
Verbos intransitivos são aqueles quem têm o seu sentido completo. Não precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.
1. Baseado nas orações abaixo complete a afirmação:
Pedro chegou.   As crianças dormem.    Um avião caiu.
a) Os verbos em destaque são ______________ porque _______________ de outras palavras para completar o seu sentido.
_____________________________________
Gabarito – intransitivos, não precisam
______________________________________
ANEXO C – VERBOS TRANSITIVOS
Agora observe as orações:
  1. “…toda árvore boa produz…” (Mateus 7:17)
  2. “Confia…” (Provérbios 3:5)
Dizer apenas isto é insuficiente para entendermos a mensagem. Há necessidade de outras palavras para completar o sentido dos verbos “produzir” e “confiar:” Completemos, então, o resto das orações:
  1. “…toda boa árvore produz bons frutos…”
  2. “Confia no Senhor…”
Na oração 1, o sentido do verbo produzir foi completado com a expressão “bons frutos” composta de adjetivo + substantivo.
Na oração 2, o sentido do verbo “confiar” foi completado com uma palavra (Senhor) que se liga ao verbo por preposição combinada com artigo (em + o = no).
Os verbos que apresentam essas características são chamados de TRANSITIVOS.
Portanto:
Verbos transitivos são aqueles que precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.
Para compreender bem como funcionam os verbos transitivos na oração, você precisa saber que, na frase, as palavras aparecem relacionadas umas às outras, formando um significado.
Para demonstrar que entendeu bem a explicação acima, faça o que se pede:
2. Complete as orações abaixo, escolhendo as palavras adequadas a cada uma delas.
A avenida – Helena – tristeza – o queijo – uma lição – precisam – não precisam – intransitivos – transitivos
a)     Pedro sentiu ____________________
b)     Eu percorri _____________________
c)     O professor explicou ______________
d)     Você ama _______________________
e)     O rato roeu ______________________
f) Os verbos das orações acima são ___________________ porque ______________ de outras palavras para lhes completar o sentido.
3. Sublinhe os verbos das orações abaixo e escreva nos parênteses se são transitivos ou intransitivos:
a) Nós terminamos o exercício. (_______________)
b) A criança sorriu. ( _________________)
c) Os moradores ouviram um grito. (_________________)
d) Os aluno entenderam a lição. (____________________)
e) O professor saiu. (__________________)
f) Ele perdeu seu dinheiro. (________________)

________________________________________________________
ANEXO D – VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS, TRANSITIVOS INDIRETOS E BI-TRANSITIVOS.
Vimos no Anexo C que existem verbos que necessitam de complementos que podem ser ligados a eles sem preposição ou com preposição. Veja os exemplos:
“…a árvore má produz frutos maus…” (Mateus 7:17)
O verbo “produz” tem o complemento, “frutos maus”, ligado a ele sem preposição. Nessa situação, ele é chamado de verbo transitivo direto.
“Confia no Senhor…”
O verbo confiar tem o complemento, “no Senhor”, ligado a ele por preposição (no). Nessa situação, ele é chamado de transitivo indireto. A diferença entre um e outro é a presença ou não da preposição ligando-o ao complemento.
Às vezes, o verbo, para ter seu sentido completo precisa de dois complementos. Veja o exemplo:
“Afasta o teu caminho da mulher adúltera.”(Provérbios 5:8)
Se dissermos: “Afasta…” e pararmos aqui, quem nos ouve ou lê não entenderá a mensagem. Certamente fará as seguintes perguntas: o quê deve ser afastado? E de quem deve ser afastado? Porque o bom senso nos diz que quem afasta, afasta alguma coisa de alguém, não é mesmo? O significado do verbo afastar para ser completo precisa de dois complementos: um sem proposição (o teu caminho) e outro com preposição (da mulher adúltera).
Verbos com essas características são chamados de bi-transitivos, também conhecidos comotransitivos diretos e indiretos.
Até aqui temos visto que:
  • existe uma relação entre o verbo transitivo e seus complementos;
  • a relação entre o verbo e seus complementos é necessária para que a oração tenha significado completo, integral.
  • os complementos do verbo transitivo podem ser ligados a ele sem preposição ou com preposição
  • os verbos transitivos diretos não precisam de preposição para se ligar ao seu complemento
  • os verbos transitivos indiretos exigem uma preposição para se ligar ao seu complemento
Vamos fixar o que aprendemos fazendo o exercício abaixo:
4. Sublinhe os verbos das orações e classifique-os em intransitivos, transitivos direto, transitivos indiretos ou bi-transitivos:
a)     Meu gato morreu.
b)     Nunca vi um ouriço.
c)     Você quer um sorvete?
d)     O Ernesto escorregou.
e)     Você gosta de circo?
f)      Não vendo minha bola
g)     Você acordou cedo.
h)     Quem sujou o tapete?
i)      O ônibus já partiu.
j)      O bezerro nasceu hoje.
k)      De repente, o ruído cessou.
l)      Preciso de paz.
m)   Perdi meu relógio.
n)     Não olhe para mim.
o)     Menino, corte o bolo!
p)     Já li esse livro.
q)     Eu pedi calma ao rapaz.
r)      Explique o caso a ela.
s)      Prometi um prêmio ao Luiz.
t)      Você fez loucuras.
u)     Já chegaram todos?
v)     Só comprei este disco.
________________________________________________________

_______________________________________________________
ANEXO E – A MUDANÇA DE TRANSITIVIDADE DOS VERBOS DE ACORDO COM SEU SIGNIFICADO NA FRASE.
Os verbos podem mudar sua transitividade ou predicação, de acordo com o significado que der à oração. Às vezes uma mesma forma do verbo muda de significado dentro da oração. Veja:
1. “Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele…” (Gênesis 27:27)
O verbo aspirar, aqui, foi empregado no sentido de cheirar. Com esse sentido vai ser transitivo direto, isto é, terá um complemento sem preposição (o cheiro).
2. “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.” (I Timóteo 3:1)
Aqui, o verbo aspirar foi empregado no sentido de desejar, pretender. Nesse sentido vai ser transitivo indireto, isto é, terá um complemento com preposição (ao episcopado).
3. “… Tu és Deus que …” (Gen. 16:13)
4. “… eu era cego e agora vejo…” (João 9:25)
5. “… porque o Senhor não , como  o homem…”(I Samuel 16:7)
6. “… para que vendo, vejam e não percebam; ou ouvindo, ouçam e não entendam…” (Marcos 4:12)
O verbo ver, nos períodos acima, foi empregado com o sentido de usar os olhos, assim como os verbos ouvir, perceber e entender foram empregados no sentido de usar o ouvido, a percepção e o entendimento. Neste sentido são intransitivos.
Essa mudança de predicação de acordo com o significado de alguns verbos, tem sido alvo de polêmicas entre os gramáticos. É o caso de assistir, chamar, esquecer, ensinar, interessar, lembrar, obedecer, perdoar, responder, visar. O melhor caminho a tomar, nesses caso, é consultar um bom dicionário da Língua Portuguesa. Também, a consulta a bons autores de gramáticas se faz necessária. Indicamos dois deles:
  • Celso Ferreira da Cunha. Gramática da Língua Portuguesa, 12ª edição, FAE/Ministério da Educação, Rio de Janeiro, 1992.
  • Evanildo Bechara. Moderna Gramática Portuguesa, 37ª edição, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2009.
___________________________________________________________________
ANEXO F – VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos de ligação servem para estabelecer um elo entre duas palavras ou expressões. Não possuem um significado próprio como nos verbos intransitivos e transitivos. São chamados de verbo de ligação porque são destituídos de sentido próprio e servem apenas para ligar uma qualidade ou estado ao sujeito da oração. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, andar, ficar, parecer, permanecer, continuar. Veja o exemplos:
1. “A terra, porém, estava sem forma e vazia…” (Gen. 1:2)
No exemplo, o sujeito é: a terra. A informação dada é o estado em que a terra se encontrava: sem forma e vazia. Neste caso, se retirarmos o verbo da frase, esta não sofrerá quebra de significado. Mesmo sem a presença do verbo, ainda entenderemos a mensagem: a terra … sem forma e vazia.Agora veja os dois exemplos abaixo:
2. “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim…” (Gen. 3:8)
3. “… Por que andas irado?…” (Gen. 4:6)
No exemplo 2, o verbo andar, da oração em destaque, tem o sentido de locomover-se, ir de um lugar para outro. É portanto um verbo que possui significado próprio. Se retirarmos esse verbo da frase, a mesma ficará sem sentido. Estamos diante de um verbo intransitivo.
No exemplo 3, o verbo andar indica o estado do sujeito (tu). No caso, Caim estava irado, com raiva. O sentido não é de locomover-se, mas de um estado interior de ira. Aqui, o verbo andar não é significativo. O peso do significado está na palavra irado. Portanto, estamos diante de um verbo de ligação.
Vemos que os verbos podem mudar de significado e isso influi diretamente no tipo de complemento que devemos usar e na sua classificação sintática. Por isso, devemos ficar atentos para o significado que apresentam em um determinado contexto a fim de classificarmos-los corretamente.
Exercícios.
Classifique o verbo em transitivo direto ou indireto e aponte o seu significado na oração;
1) Aspiramos o ar do campo. _____________________
significa: (   ) respirar        (   ) desejar        (   ) bocejar
2) Aspiramos a uma vida melhor. _________________________
significa: (   ) respirar       (   ) desejar       (   ) bocejar
3) Assistimos a um ótimo filme. _____________________
significa: (   ) morar       (   ) presenciar         (   ) acompanhar
4) O médico assiste o doente. ________________________
Significa: (   ) comparecer      (   ) prestar socorro, cuidar      (   ) residir
5) As crianças precisam de carinho. ______________________
Significa: (   ) necessitar       (   ) indicar com exatidão     (   ) pedir
6) Não posso precisar os termos da carta. ______________________
significa: (   ) necessitar      (   ) repetir com exatidão      (   ) testemunhar
7) Ela dispôs os objetos sobre a mesa. _____________________
significa: (   ) determinar       (   ) distribuir, organizar      (   ) possuir
8) Não disponho de dinheiro para a viagem. _____________________
significa:  (   ) possuir     (   ) distribuir       (   ) determinar
9) O regulamento dispõe sobre essa questão. ______________________
significa: (   ) organizar, arrumar    (   ) determinar      (   ) possuir
10) As despesas importaram em cinco milhões. ______________________
significa: (   ) preocupar    (   ) somar        (   ) comprar
11. Ninguém importou-se com suas queixas. ______________________
significa: (   ) somar      (   ) preocupar-se    (   ) comprar
12. O Brasil importa petróleo. ____________________
significa: (   ) preocupar-se     (   ) comprar       (   ) somar
13. O funcionário visou o cheque. ______________________
significa: (   ) apontar, mirar     (   ) desejar       (   ) dar o visto
14. Ele visou o alvo, com precisão. _____________________
significa: (   ) apontar, mirar    (   ) almejar      (   ) dar o visto
15. Visamos a um objetivo. _____________________________
significa: (   ) apontar       (   ) almejar, ter em vista      (   ) dar o visto
______________________________________________________________

_________________________________________________________
AUTO-AVALIAÇÃO
A. Baseado nas orações abaixo complete a afirmação:
Pedro chegou.   As crianças dormem.    Um avião caiu.
1) Os verbos em destaque são ______________ porque _______________ de outras palavras para completar o seu sentido.
B. Complete as orações abaixo, escolhendo as palavras adequadas a cada uma delas.
A avenida – Helena – tristeza – o queijo – uma lição – precisam – não precisam – intransitivos – transitivos
  1. Pedro sentiu ____________________
  2. Eu percorri _____________________
  3. O professor explicou ______________
  4. Você ama _______________________
  5. O rato roeu ______________________
  6. Os verbos das orações acima são ___________________ porque ______________ de outras palavras para lhes completar o sentido.
C. Sublinhe os verbos das orações abaixo e escreva nos parênteses se são transitivos ou intransitivos:
1) Nós terminamos o exercício. (_______________)
2) A criança sorriu. ( _________________)
3) Os moradores ouviram um grito. (_________________)
4) Os aluno entenderam a lição. (____________________)
5) O professor saiu. (__________________)
6) Ele perdeu seu dinheiro. (________________)
D. Sublinhe os verbos das orações e classifique-os em intransitivos, transitivos direto, transitivos indiretos ou bi-transitivos:
1)     Meu gato morreu.
2)     Nunca vi um ouriço.
3)     Você quer um sorvete?
4)     O Ernesto escorregou.
5)     Você gosta de circo?
6)     Não vendo minha bola
7)     Você acordou cedo.
8)     Quem sujou o tapete?
9)     O ônibus já partiu.
10)  O bezerro nasceu hoje.
11)  De repente, o ruído cessou.
12)  Preciso de paz.
13)  Perdi meu relógio.
14)  Não olhe para mim.
15)  Menino, corte o bolo!
16)  Já li esse livro.
17)  Eu pedi calma ao rapaz.
18)  Explique o caso a ela.
19)  Prometi um prêmio ao Luiz.
20)  Você fez loucuras.
21)  Já chegaram todos?
22)  Só comprei este disco.
E. Classifique o verbo em transitivo direto ou indireto e aponte o seu significado na oração;
1) Aspiramos o ar do campo. _____________________
significa: (   ) respirar        (   ) desejar        (   ) bocejar
2) Aspiramos a uma vida melhor. _________________________
significa: (   ) respirar       (   ) desejar       (   ) bocejar
3) Assistimos a um ótimo filme. _____________________
significa: (   ) morar       (   ) presenciar         (   ) acompanhar
4) O médico assiste o doente. ________________________
Significa: (   ) comparecer      (   ) prestar socorro, cuidar      (   ) residir
5) As crianças precisam de carinho. ______________________
Significa: (   ) necessitar       (   ) indicar com exatidão     (   ) pedir
6) Não posso precisar os termos da carta. ______________________
significa: (   ) necessitar      (   ) repetir com exatidão      (   ) testemunhar
7) Ela dispôs os objetos sobre a mesa. _____________________
significa: (   ) determinar       (   ) distribuir, organizar      (   ) possuir
8) Não disponho de dinheiro para a viagem. _____________________
significa:  (   ) possuir     (   ) distribuir       (   ) determinar
9) O regulamento dispõe sobre essa questão. ______________________
significa: (   ) organizar, arrumar    (   ) determinar      (   ) possuir
10) As despesas importaram em cinco milhões. ______________________
significa: (   ) preocupar    (   ) somar        (   ) comprar
11. Ninguém importou-se com suas queixas. ______________________
significa: (   ) somar      (   ) preocupar-se    (   ) comprar
12. O Brasil importa petróleo. ____________________
significa: (   ) preocupar-se     (   ) comprar       (   ) somar
13. O funcionário visou o cheque. ______________________
significa: (   ) apontar, mirar     (   ) desejar       (   ) dar o visto
14. Ele visou o alvo, com precisão. _____________________
significa: (   ) apontar, mirar    (   ) almejar      (   ) dar o visto
15. Visamos a um objetivo. _____________________________
significa: (   ) apontar       (   ) almejar, ter em vista      (   ) dar o visto
_________________________________________________________________________

____________________________________________________________

Estudo de características da crônica

<!-- SL:begin:notranslate A crônica

Slide: 1 of 12 -->